quarta-feira, 20 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO BRINCAR É COISA SÉRIA


            O projeto "Brincar É Coisa Séria" foi uma proposta do CRAS de Cruz das Posses a partir da observação de que muitas mulheres se dirigiam ao CRAS para participarem de nossos grupos acompanhadas por seus filhos.  Com a inclusão deste projeto, não só as mães têm seu momento em grupos que atendem suas demandas específicas, mas também as crianças estão incluídas em atividades que contemplam suas necessidades próprias e do desenvolvimento infantil.
             Como foi dito acima, este projeto é desenvolvido com as crianças enquanto suas mães estão participando dos grupos do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral as famílias). As atividades são variadas:
- Rodas de Conversa;
- Cantigas de Roda;
- Jogos;
- Brincadeiras;
- Brinquedos;
- Atividades com folhas de sulfite, cartolina, guache, lápis de cor, canetinha, etc;
- Exibição de filmes e dvds musicais.

            Com essas atividades buscamos desenvolver: coordenação motora, socialização, conhecimento do mundo, linguagem oral e escrita, racioncínio lógico, conhecimento do corpo.

          Além disso, existem  momentos reservados para a interação entre mães e filhos: conversas, canções e brincadeiras. Estes momentos contribuem para estreitar as relações familiares, destacando a importancia do brincar no desenvolvimento infantil.  As crianças também apresentam para suas mães as suas produções, seus desenhos, criações e músicas. Acreditamos, assim, poder oferecer um atendimento e acolhimento mais integral às famílias que nos procuram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário