quarta-feira, 20 de abril de 2011

GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PAIS E FILHOS

            Todas às quintas-feiras, às 9h da manhã, acontece nosso Grupo de Reflexão Sobre a Relação Pais e Filhos. Este grupo foi criado em vista do grande número de mães que se dirigiam ao CRAS buscando conversar com a psicóloga sobre dificuldades com seus filhos ou à procura de psicoterapia para eles.
É um grupo basicamente de conversa, em que as mães trocam experiências sobre a maternidade, sobre as relações familiares e sobre suas próprias emoções. Os encontros têm sido muito produtivos, contando também com outros recursos mais lúdicos, como “curtas-metragens”(filmes curtos), músicas, figuras e material gráfico (papel , canetinha, lápis de cor).
Nesses encontros, as mães são acompanhadas pela psicóloga e assistentes sociais, uma interação muito positiva, que amplia a capacidade de reflexão dos grupos e possibilita uma visão mais ampla das questões trazidas pelas participantes.
As crianças, que vão junto com as mães ao CRAS, têm a companhia de uma pedagoga e um espaço reservado para elas. É nosso projeto “Brincar É Coisa Séria”, que recebeu esse nome pois consideramos que brincar é uma atividade que deve ser levada a “sério” por ser extremamente importante para o desenvolvimento das crianças.
Procuramos também propiciar momentos  de interação entre mães e filhos, oportunidade para o fortalecimento de vínculos e para se construirem novos modelos de relações familiares. São situações em que as mães podem estar em contato com seus filhos de uma forma muitas vezes diferente do habitual: mais afetiva e lúdica, valorizando as peculiaridades dos "pequenos". Na foto que se segue abaixo, as crianças e suas mães brincam de “passa anel”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário