quarta-feira, 20 de abril de 2011

BREVE APRESENTAÇÃO DO BLOG DO CRAS



            Olá Pessoal! É com prazer que estamos inaugurando este espaço de comunicação interativo no qual estaremos apresentando, com o decorrer do tempo, todas as atividades que são realizadas no CRAS IV do Distrito de Cruz das Posses, Município de Sertãozinho/SP. Para começar vamos fazer uma breve apresentação sobre o que é e o que faz o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):
            O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é uma instituição pública de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que congrega no seu cotidiano de atividades programas, projetos e serviços das três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal.
           Dentro da lógica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CRAS desenvolve o trabalho de proteção social básica, que é aquele que tem como referência de intervenção a família. Nesse sentido, procura oferecer meios para fortalecer os vínculos familiares através de oferta de serviços locais que visam ao acolhimento, à escuta, à convivência, à socialização de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Esses serviços buscam fortalecer o sentido de participação dessas pessoas, assim como criar uma cultura de protagonismo social que possibilite aos usuários potencializar e expressar melhor seus anseios.

            Como costumamos dizer o CRAS se configura como a “porta de entrada”, o primeiro contato que a família ou indivíduo terá com os programas sociais ou serviços oferecidos, uma vez que o CRAS atua num determinado território e dele deve se tornar referencia para a população.

            Essa foi uma breve apresentação do Centro de Referencia de Assistência Social que não acaba por aqui, uma vez que essa história está apenas começando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário